Plano de Marketing Simples

1.       Problema

a.       Quem? Equipe gestora, professores e cozinheiros.

b.      O que? Má alimentação das crianças e adolescentes.

c.       Como? Desnutrição, obesidade, anemia.

d.      Onde? Nas dependências da EMEF Aleprin de Toledo.

e.      Quando? Durante as aulas e intervalo.

f.        Por quê? Hábitos alimentares prejudiciais a saúde e incentivo da mídia ao consumo de alimentos industrializados.

g.       Consequência: Problemas de aprendizagem e baixo rendimento acadêmico.

A equipe gestora e demais funcionários (quem) da escola têm a preocupação com a má alimentação das crianças e adolescentes (quê). Na EMEF Aleprin de Toledo (onde), há casos de desnutrição, obesidade e anemia (como), provindas de hábitos alimentares prejudiciais à saúde e incentivo da mídia ao consumo de alimentos industrializados (por quê), provocando problemas de aprendizagem (consequências), como a falta de concentração nas aulas.

2.       Diagnóstico

a.       Força (interna) – Incentivo da gestão escolar através de formação dos funcionários e pais com nutricionista.

b.      Oportunidade (externa)- Difusão da mídia de práticas saudáveis de alimentação.

c.       Fraqueza (interna) – Falta de adesão de professores e funcionários.

d.      Ameaça (externa) – Influência da mídia, da família e dos amigos a hábitos alimentares não-saudáveis.

A mídia, ao mesmo tempo que dá a oportunidade de difusão de práticas saudáveis de alimentação, também serve de ameaça, fazendo tantas propagandas de alimentos industrializados.  No ambiente escolar, nosso ponto forte é o incentivo da gestão escolar para a discussão do tema, promoção de cursos de formação para funcionários e palestras para pais e alunos. E o nosso ponto fraco pode ser falta de adesão de professores e funcionários na resolução do problema.

3.       Plano

Para superar o problema da má alimentação dos alunos e consequentemente os distúrbios de aprendizagem, a EMEF Aleprin de Toledo promoverá curso de formação para todos os funcionários da unidade de ensino. Palestras de conscientização serão ministradas a pais, alunos e comunidade. Durante as aulas de todas as disciplinas o tema será abordado, tendo ainda a participação dos alunos na manutenção da horta orgânica da escola, cujos alimentos serão consumidos por eles no recreio.

4.       Execução

  • a.  Equipe Gestora – Os gestores da escola organizarão, dentro das Reuniões Temáticas Mensais,  palestras relacionadas a nutrição , vida e hábitos saudáveis, para os pais e demais interessados no tema.
  • b . Funcionários – Todos os funcionários participarão de um curso de formação com um nutricionista, sobre a importância dos alimentos para a saúde. Os professores criarão planos de aula relacionando o tema à sua disciplina.
  • c. Alunos – Deverão criar peças de teatro, boletim mensal, vídeos e apresentação de trabalhos desenvolvidos durante as aulas na Mostra Cultural para conscientização de pais e comunidade. Atualizar o blog da escola com fotos e informações da horta orgânica, dicas de uma alimentação saudável, valor nutricional dos alimentos e receitas práticas.

5.       Resultados

a. Curto Prazo

Demonstrar a preocupação da escola em oferecer aos alunos  informações  sobre alimentação saudável  e sua importância para um bom desenvolvimento físico, mental e escolar.

b. Médio Prazo

Realizar ações educativas visando garantir os objetivos do projeto, envolvendo gestores, professores, alunos, pais e comunidade.

c. Longo Prazo

Tornar a escola referência no combate a desnutrição e obesidade infantojuvenil, evitando problemas de aprendizagem e baixo rendimento acadêmico, além de contribuir para a formação saudável  do aluno e garantir seu bom desenvolvimento físico, mental e escolar.

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