OBJETIVOS:
Identificar as partes que compõem o corpo;
Respeito ao próximo pelas suas diferenças;
Levar a criança a conscientizar-se do conhecimento do próprio corpo, bem como de seus semelhantes e do meio que a cerca;
Desenvolver a coordenação motora dos grandes músculos;
Desenvolver a coordenação motora fina, para a escrita;
Desenvolver, com os movimentos, a coordenação motora e a destreza no uso das partes de seu corpo;
Coordenar o domínio do campo visual com motricidade das partes do corpo.
PROCEDIMENTOS:
Iniciar a aula abordando o tema gerador, por meio de roda de conversa;
Trabalhar a música e pedir que os alunos identifiquem as partes do, com cantos, fazendo os gestos correspondentes a esta música;
Construir um boneco e nomear as partes do corpo;
Desenhar o contorno do corpo de um menino e de uma menina em papel grande. Trabalhar as diferenças entre menino e menina;
Brincando com montagens e tinta guache os alunos irão imprimir sua mão em uma folha de papel, contornar o desenho de sua mão, colocando cordão colorido no entorno e escrever o nome em uma etiqueta com a ajuda da professora. Depois colar e recortar o desenho de sua mão;
Montar um mural com todos os desenhos das mãos feitas pela turma, com o tema: “De mãos dadas pelo respeito às diferenças.”
AVALIAÇÃO:
Avaliar durante as atividades: estimulando, orientando e desafiando os alunos a novas conquistas;
Registrar os avanços da turma, de uma forma geral e individualmente, de cada criança, desta forma poderá acompanhar o desenvolvimento e o desempenho dos alunos.
FAIXA ETÁRIA
7 anos
DURAÇÃO
2 (dois) dias – quatro horas por dia.